Passos para conseguir linhas de crédito para o seu negócio

Conseguir uma linha de crédito para investir em sua empresa pode ser uma tarefa desafiadora, cheia de frustrações e riscos. Por isso mesmo, elaboramos aqui alguns dos passos que você deve dar em busca da obtenção de crédito para a sua empresa, de forma mais simples e segura.

Confira e saiba como conseguir crédito para o seu negócio!

O desafio do acesso ao crédito

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, mas principalmente por novos empreendedores, é a obtenção de recursos, seja para a abertura da empresa, para o capital de giro, para a compra de equipamentos ou providenciar melhorias no negócio.

No ano de 2019, a CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, constataram, através de um levantamento, que mais de um terço dos pequenos empresários apontam dificuldades na obtenção de crédito, seja por excesso de burocracia, pelas altas taxas de juros, ou por dificuldades com as exigências das instituições financeiras. Ainda assim, no mesmo ano, uma sondagem do SEBRAE concluiu que este número vem decrescendo.

Com o crescimento de novas iniciativas de apoio e impulsionamento de negócios, como por exemplo as fintechs, o acesso ao crédito no Brasil vem se democratizando, proporcionando um salto de 42 mil empresas com acesso ao crédito em 2017, para 276 mil em 2019.

Veja a seguir algumas opções de crédito empresarial disponíveis atualmente.

Empréstimo com garantia: Empréstimo com baixa taxa de juros e maior prazo para quitação, mediante apresentação de um bem como garantia de pagamento. 

Financiamento: Empréstimo com propósito específico, por exemplo, para a compra de um imóvel para a empresa ou equipamentos.

Crédito para capital de giro: Empréstimo para atender demandas do fluxo de caixa, com prazo mais curto para quitação.

Peer to Peer: Realizado através de plataformas digitais, o valor do empréstimo vem de investidores independentes.

Antecipação de recebíveis: A instituição antecipa pagamentos a serem recebidos e esses valores funcionam como garantia, proporcionando juros mais baixos.

Cooperativas de crédito: É necessário tornar-se parte da cooperativa, que oferece produtos semelhantes aos das instituições financeiras.

Microcrédito: Empréstimo destinado a MEIs com o propósito de iniciar ou ampliar um negócio. 

Crédito para empresas do BNDES: A instituição oferece empréstimos específicos também para micro e pequenas empresas.

Como conseguir crédito para o seu negócio

Embora existam inúmeras opções de linhas de crédito disponíveis e o cenário pareça promissor, também para pequenos e médios negócios, é preciso tomar certos cuidados e precauções antes da tomada do crédito.

Por isso, nós preparamos a seguir alguns passos para que a sua empresa avalie a necessidade e consiga uma linha de crédito, não como um fardo pesado demais para ser carregado, mas como um passo viável e seguro para o início ou o desenvolvimento do seu negócio.


Analise a necessidade do crédito

Levantar fundos para a empresa sem uma finalidade específica pode reduzir o seu potencial de lucro e ser até mesmo uma ameaça à existência do seu negócio. Por isso, é importante ter certeza de que obter o crédito é necessário.

Avalie quais são os objetivos da sua empresa e se ela possui recursos próprios para alcança-los. Se não é possível alcança-los de forma independente, eles são realmente importantes e o momento é decisivo, considere o empréstimo.


Colha informações sobre as instituições financeiras

Tendo definida a necessidade do empréstimo, comece a pesquisar as instituições financeiras, suas taxas e condições de crédito. Em primeiro lugar, procure as opções de crédito específicas para o tamanho ou o modelo do seu negócio. Essas condições podem variar imensamente, por isso é importantíssimo que você as conheça e as avalie antes de solicitar a sua linha de crédito.


Verifique os fatores de restrição ao crédito

Solicite especificamente à instituição financeira desejada, todos os fatores de restrição que possam se aplicar à tomada de crédito. Em seguida, solucione essas restrições, se possível, como problemas com a situação legal da empresa, com a documentação exigida, com as garantias envolvidas, entre outras.


Faça um planejamento financeiro minucioso

Com a instituição financeira e o tipo de crédito escolhido, além de todas as restrições sanadas, elabore um planejamento para lidar com o crédito, antes mesmo de tê-lo em mãos, para avaliar a viabilidade desse empréstimo para o seu negócio.

Esse planejamento é tão importante, que algumas instituições exigirão até mesmo esse plano de negócios documentado, algumas vezes por ferramentas próprias, para avaliar os riscos do empréstimo.

Considere as taxas, encargos, prazos, limites, parcelas e todos os dados relacionados ao empréstimo para avaliar se a sua empresa terá condições de honrar o contrato e ao mesmo tempo alcançar o objetivo pretendido para o crédito.


Faça o pedido de financiamento

Com tudo preparado, resta apenas encaminhar a documentação necessária e aguardar o parecer da instituição escolhida. Completando esses passos, você estará mais seguro de que a sua empresa não estará tomando uma decisão equivocada ao solicitar uma linha de crédito.

Lembre-se também de utilizar os recursos com sabedoria e estritamente adequados ao plano de negócios, para que não haja surpresas ao longo do período. 

Dicas finais relacionadas ao crédito

Priorize sempre o financiamento de máquinas, equipamentos e qualquer outro recurso que possa ser financiado. Esse tipo de crédito tem melhores prazos e taxas do que, por exemplo, o crédito para o capital de giro.

Ter um bom histórico de relacionamento com a instituição financeira que vai liberar o crédito é um importante diferencial. Pesquise outras opções, mas saiba que, com elas, talvez seja possível encontrar melhores condições para o crédito.

E, por último, mas de igual importância, você não precisa realizar todos esses passos sem ajuda!

Conte com a KA Serviços Contábeis para avaliar a viabilidade de crédito para a sua empresa e garantir as melhores condições de empréstimo.

× Precisa de ajuda? Clique aqui