Você sabe o que é SLU – Sociedade Unipessoal Ltda?

Você sabe o que é SLU (Sociedade Unipessoal Ltda)?

A Sociedade Unipessoal, ou só SLU, é nada menos que uma natureza jurídica onde não é necessário ter sócios. Desse modo, o empreendedor não fica com o seu patrimônio pessoal misturado com o patrimônio da empresa.

Assim como também, não existe um valor mínimo para formar o Capital Social. Para saber mais sobre o SLU e sobre o fim da EIRELI, continue lendo esse conteúdo!

O que é Sociedade Unipessoal?

O Brasil é tido como um dos países mais burocráticos para diversos processos, inclusive para ter um negócio próprio. Logo, cada alteração ou nova lei que surge, visa simplificar os processos para os empreendedores.

Não muito tempo atrás, o governo aprovou uma nova lei, que torna esse cenário ainda mais favorável para quem deseja ter a sua empresa. Sim, trata-se da SLU, um tipo de negócio que não é necessário contar com sócios para sua abertura e ainda oferece muitas vantagens.

Como funciona a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)?

Também chamada de Sociedade Unipessoal, de modo básico, é um novo modelo de negócio onde não é necessário contar com sócios para abrir. O termo “sociedade” em sua composição serve apenas para nomenclatura essa natureza jurídica, pois a SLU é integrada apenas pelo próprio dono do negócio.

E, como dito no início, o patrimônio pessoal não se mistura com o patrimônio da empresa. Dessa forma, se houver algum transtorno financeiro ou até caso falir, os bens pessoais do dono não serão usados para quitar as dívidas.

Devido a esses fatores, é comum que muitos confundiam a SLU com a EIRELI, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Porém, a natureza jurídica de ambas conta com uma grande diferença que influencia no momento de escolher uma ou outra.

Isto é, para ter o seu negócio próprio com SLU, você não precisa ter um valor mínimo de Capital Social. Isso significa que esse modelo oferece mais praticidade de ter uma quantia mais acessível para abrir a empresa.

Enquanto na EIRELI, seria necessário compor o valor que corresponde a 100 vezes o salário-mínimo vigente na época.

Quais são os pontos positivos da Sociedade Limitada Unipessoal?

A SLU já tem como benefício as suas próprias características, que são:

  • Não é necessário sócio para abrir empresa;
  • Não é preciso ter Capital Social mínimo, o que reduz os custos iniciais com o investimento;
  • Mantém patrimônio pessoal e patrimônio da empresa separados.

Além disso, a SLU conta com outro benefício que chama atenção. Ao contrário de todas as outras naturezas jurídicas, o empreendedor pode ter mais de um negócio com esse modelo.

Ou seja, se o empreendedor quiser trabalhar com várias atividades, ele poderá abrir outra empresa como SLU.

Quais são os pontos negativos da SLU?

Não é como se a SLU tivesse alguma desvantagem, levando em conta que esse modelo foi criado para tornar mais fácil o processo de quem deseja ter uma empresa. Em relação à razão social, é uma regra e não desvantagem.

Isso significa que em uma Sociedade Unipessoal, quando se adota a opção de “Firma”, torna-se obrigatório usar o nome civil do dono, seguido por “limitada” Ltda, no nome jurídico da empresa.

É possível abreviar os primeiros nomes, mas o sobrenome não. Por exemplo, o nome da dona é Valentina dos Santos Ferreira, então a razão social da SLU poderia ser Valentina dos Santos Ferreira Ltda ou só V. S. Ferreira Ltda.

Mesmo com essa regra, não há nada que impeça o empresário de escolher a forma de nome jurídico por “Denominação”, onde ele mesmo poderá usar quaisquer palavras e expressões.

Vale destacar que ele também pode escolher um nome fantasia, aquele como a empresa será conhecida entre o público.

O que muda com esse modelo?

Sem dúvida, um dos pontos mais óbvios é a facilidade para ter um negócio sem precisar de sócios, além do patrimônio pessoal protegido e sem a precisão de investir um valor inicial alto. Outra mudança com esse modelo é o aumento de regularização de atividades regulamentadas.

Antes de existir a SLU, um profissional cuja atividade era regulamentada, só iria poder abrir uma empresa sozinho se fosse uma EIRELI. Isso porque, de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda, tais atividades eram providas de serem feitas como Empresário Individual.

Sendo assim, essa limitação gerava uma série de problemas, já que na maioria das vezes, esses profissionais desejavam empreender sozinhos. Contudo, não dispunham de um capital mínimo.

Com fim da EIRELI, a SLU torna-se a principal via para aquela pessoa que quer empreender e não possui sócios para a montagem do seu negócio.

Logo, a única saída era buscar por alguém para ser o seu sócio e então conseguir abrir uma Sociedade Limitada. Pois, ao levar em conta essa situação, a SLU é uma ótima alternativa para tornar oficial os seus trabalhos no modelo de empresa mais correto para o plano de negócio.

Como você pôde ver nesse conteúdo, a Sociedade Unipessoal chegou simplificar o processo empresarial, sem necessidade de capital mínimo e possibilitando uma segregação entre o patrimônio da empresa e do empresário. Esse modelo de empresa é o mais vantajoso e seguro para quem deseja empreender sozinho.

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para você? Não deixe de compartilhar com os seus amigos!

 

× Precisa de ajuda? Clique aqui