É comum que muitos novos empreendedores tenham algumas dúvidas sobre a abertura de conta de pessoa jurídica. Para quem está no início desse ramo, é normal surgirem dúvidas a respeito do que é conta PJ, se é obrigatório, consequências, etc.
Para ajudá-lo a esclarecer essas e outras dúvidas que possa ter sobre esse assunto, basta continuar lendo esse conteúdo.
O que é conta PJ?
Antes de saber com mais detalhes os motivos para abrir uma conta PJ em seu negócio, é essencial entender qual o conceito dessa conta. De modo geral, uma conta PJ é uma conta corrente que vai ser usada apenas para sua empresa.
É, de forma básica, uma conta bancária da pessoa jurídica, nesse caso, sua empresa. Nessa situação, a identidade da conta é o CNPJ da empresa, não o seu CPF – há muitos fatores que geram impactos nessa ação.
Como por exemplo, qualquer empresa está sujeita a receber impostos e encargos específicos do negócio. Sendo assim, seria mais viável abrir uma conta própria para empresa, para que assim possa gerenciar essas questões.
Tanto o representante legal da empresa quanto os sócios podem abrir esse tipo de conta no banco. Além disso, a conta também pode ser movimentada só por pessoas com autorizações e de modo específico.
Esse tipo de definição pode ser feito assim que abrir a conta ou até mesmo depois, se preferir.
Por que preciso abrir uma conta de Pessoa Jurídica?
Afinal, é preciso fazer a abertura de conta de pessoa jurídica para a empresa? Sim, é realmente necessário abrir essa conta e são muitos os motivos para isso, entre eles, o empreendedor impede que haja conflito entre os patrimônios.
Assim como também, uma conta PJ possibilita separar os seus gastos pessoais dos gastos da empresa. Com isso, evita-se eventuais dores de cabeça sobre a prestação de contas, tendo em vista que todas as despesas jurídicas e fiscais ficarão mais claras.
Vale notar que uma conta PJ possui ligação direta com a escrituração contábil. Isso quer dizer que você pode realizar e conciliar as diferentes operações.
Sendo assim, quando alguém resolver abrir a sua própria empresa, abrir uma conta PJ para ela torna-se uma obrigação. Por meio dessa conta é mais fácil o acesso a todos os pagamentos, receitas e movimentações da empresa.
Dessa forma, o extrato da PJ conterá todos os documentos relacionados ás despesas e receitas do dia. E também, todos os meses serão enviados para sua contabilidade, onde será mais fácil fazer a conciliação.
Ou seja, o ideal é abrir sua conta PJ assim que abrir a sua empresa ou até mesmo durante o processo. Logo, manterá sua escrituração contábil de forma legal e você poderá obter todos os benefícios, além de evitar dores de cabeça e problemas.
Quais são os riscos de não ter a conta PJ?
Não é incomum encontrar empresas onde os gastos de seus negócios acabam se misturando com os gastos pessoais. Ainda mais quando existe mais de um sócio na empresa.
Por exemplo, caso uma empresa tenha dois sócios, sendo que um deles usa a mesma conta de empresa e o cartão para fazer compras pessoais. Todos os meses, esse sócio paga as suas contas, o que acaba por desorganizar as finanças da empresa.
Como resultado, há perda da proteção dos bens dos sócios, o que significa que os bens pessoais dos sócios estão sujeitos a sofrer com ações judiciais. Para evitar que isso ocorra, em 2019 entrou em vigor a Lei n° 13.874.
A partir dessa lei, é possível entender melhor o que é tido como confusão patrimonial e quais são as respectivas consequências para as empresas que se enquadram. De modo básico, há uma série de riscos e consequências em misturar contas de pessoa física e pessoa jurídica.
Vantagens e importância de ter a conta PJ
Veja logo abaixo algumas vantagens de ter conta PJ.
1. Pagamentos e crédito
É possível receber pagamentos de serviços prestados ou serviços em sua conta PJ de um jeito bem mais prático e rápido. Pois, uma conta PJ aumenta sua linha de crédito no mercado e ainda permite negociar com taxas mais baixas.
2. Ação judicial
Um dos principais benefícios em ter uma conta PJ é que, conforme o tipo da sua empresa, os seus bens pessoais não correm perigo caso a sua empresa tenha algum problema de ação judicial.
3. Facilidade
Hoje em dia, há muitos formatos de conta PJ que diminuem toda a burocracia, como a conta PJ digital. Dessa forma, você otimiza o seu tempo e a versão digital ainda reduz toda a papelada e os custos.
4. Controle e documentação da conta PJ
Por fim, com uma conta PJ, você está no controle do fluxo de movimentação do seu negócio. Com o objetivo de facilitar a gestão do fluxo de caixa, incluindo acompanhar os lucros, despesas e rentabilidade.
Isso acaba tornando mais fácil o plano financeiro no futuro e para conciliar as contas. Quando as contas pessoais e jurídicas não são separadas, não é possível cuidar do seu patrimônio pessoal e correrá riscos de responder ilimitadamente com os seus bens.
Em suma, é obrigatório sim, fazer a abertura de uma conta de Pessoa Jurídica para sua empresa. Com essa conta é possível cuidar de seus negócios de um jeito mais seguro, para garantir assim o sucesso a longo prazo.
Também é essencial para manter em dia todas as finanças e evitar a confusão patrimonial. Por fim, não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com seus amigos esse conteúdo!