Como trabalhar sendo médico PJ? Entenda como funciona o registro no CRM.

Os médicos são profissionais que são considerados liberais, pois é possível escolher como irá prestar serviço, sendo as possibilidades:

  • Regime de CLT;
  • Prestador de Serviços Autônomo;
  • Pessoa Jurídica.

Nesse sentido, a possibilidade de ser médico PJ é algo que tem sido mais vantajoso, portanto, vamos explicar um pouco sobre quais são as diferenças entre cada modalidade.

QUAL ESCOLHER: CLT, AUTÔNOMO OU PJ?

O regime de CLT tem sido cada vez menos a opção dos médicos, tendo em vista que há limitações impostas pela lei, bem como, os impostos costumam ser maiores do que as outras modalidades.

Enquanto isso, o médico PJ ou autônomo possui mais vantagem porque além da redução de seus gastos com impostos e taxas, também há uma flexibilidade e autonomia em sua rotina. 

Assim, podemos afirmar que a diferença entre os modelos de autônomo e pessoa jurídica para com o regime de CLT consiste na onerosidade dos encargos tributários e obrigações com o governo federal.

COMO É SER UM MÉDICO PJ?

O médico PJ é o profissional formado em medicina que possui uma empresa responsável pelos seus atendimentos e consultas, além de organizar suas relações de trabalho.

Dessa forma, o profissional pode atender em diversos hospitais e clínicas como prestador de serviços, o que tem sido uma preferência de ambos os lados.

Isso porque, esse modelo de contratação diminuem as obrigações das partes, principalmente no que tange aos encargos financeiros. 

VANTAGENS DE SER MÉDICO PJ

1 – MAIS PLANTÕES

Pelo fato de que os hospitais e clínicas preferem contratar médicos PJ, esses profissionais conseguem mais oportunidades de trabalho, principalmente plantões.

Assim, ter uma pessoa jurídica é importante para conseguir ampliar seus atendimentos. 

2 – ROTINA FLEXÍVEL

A rotina de um médico pode ser bastante exaustiva, com até mais de 12 horas de plantões e atendimentos, porém, ser um médico PJ ajuda a ter mais autonomia em sua rotina. 

Assim, é possível organizar os atendimentos e horários de acordo com a necessidade, o que interessante para quem precisa descansar mais ou ter mais tempo para se dedicar a família ou a especializações. 

3 – IMPOSTOS REDUZIDOS

Outra questão que é bastante vantajosa ao médico PJ é a diminuição das taxas e impostos em relação às relações de trabalho de pessoa física. 

Assim, também é interessante contar com o auxílio de uma equipe de contabilidade para escolher qual regime será mais benéfico e que irá diminuir os impostos.

COMO TRABALHAR SENDO MÉDICO PJ?

Trabalhar como médico PJ tem sido cada vez mais vantajoso tendo em vista a redução dos impostos.

Nesse sentido, é importante dizer que os impostos, nessas circunstâncias, devem ser recolhidos e declarados pelo profissional, sendo esses:

  • INSS (previdência social);
  • IRPF (imposto de renda de pessoa física);
  • DAS (Caso a empresa seja optante pelo simples nacional).

Além disso, para trabalhar como médico PJ é necessário abrir um CNPJ, portanto, é importante definir quais serão os serviços realizados, faturamento, etc.

Nesse quesito é indicado ter uma equipe de contabilidade para orientar sobre escolha de regime tributário, formação de sociedade médica e outros fatores.

Isso porque, a depender dos critérios escolhidos pelo médico PJ, um regime tributário pode ser mais vantajoso em relação a outro. 

Trabalhar como médico PJ tem sido mais vantajoso tanto aos profissionais quanto às empresas contratantes.

Isso porque há uma diminuição dos encargos tributários e obrigacionais, o que traz mais ganhos e melhores oportunidades de atendimento. 

Tem interesse em abrir sua PJ médica, entre em contato conosco. Somos uma empresa especializada na área médica e podemos te ajudar.

× Precisa de ajuda? Clique aqui