Crescimento de e-commerce na crise do Covid: impactos e saídas estratégicas

2020 vem sendo um ano e tanto. Readaptação é a palavra de ordem que vigora tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Para os e-commerces, no entanto, a realidade é muito favorável: com as pessoas em casa e muitos estabelecimentos fechados, a saída são as compras online.

Isso fez com que as vendas virtuais implodissem e até mesmo os mais céticos e relação ao potencial de lucro de e-commerce vêm reavaliando suas concepções de mercado.

Visando potencializar o crescimento de suas empresas no cenário virtual, muitos gestores vêm investindo em plataformas de venda online.

Já as vendas e serviços que já eram prestados virtualmente passaram por readaptações para suprir as novas demandas.

Muitos gestores, no entanto, não traçam saídas estratégicas para driblar a crise e fazer da pandemia um verdadeiro trampolim para alavancar muito mais lucratividade em seus negócios.

Pensando e aprimorar a gestão de e-commerce, preparamos este compilado com dicas pertinentes que você poderá adotar e ver seu lucro crescer exponencialmente.

1.    Marque presença nas redes sociais

As redes sociais estão cada vez mais presentes e já são uma realidade de ordem mundial. Dessa forma, negligenciar o impacto das redes é dar um tiro no próprio pé.

A empresa londrina de pesquisa GlobalWebIndex apontou que a média do tempo diário gasto em redes sociais em 2019 foi de 143 minutos.

Esse tempo, no entanto, foi ainda maior no ano de 2020, levando em consideração que muitas pessoas passaram a ficar em isolamento, tendo as redes como principal distração, em muitos casos.

Dessa forma, é imprescindível criar contas do seu negócio em plataformas como Facebook e Instagram e utilizá-las de forma estratégica.

Além de ser um espaço de divulgação, operando como uma verdadeira vitrine de seus produtos e serviços, a presença nas redes sociais ajuda a fortalecer a marca e a identidade visual.

É justamente por isso que as empresas de marketing digital frequentemente batem na tecla de criar uma identidade própria, adotando padrões em cores, fontes, linguagem, pois tudo isso ajuda a amplificar a identidade do seu negócio.

2.    Aposte em mídias pagas

Você conhece o termo mídias pagas? Hoje em dia elas são responsáveis por grande parte das vendas de e-commerce.

Trata-se da divulgação de um e-commerce de forma paga. Ou seja, é uma atualização das mídias tradicionais.

Se até há algum tempo as marcas tinham como foco a divulgação em mídias como revistas, jornais, televisão e rádio, hoje em dia temos também a internet.

Com a informatização e globalização, os mais antenados vêm percebendo como as mídias pagas impulsionam as vendas de forma exponencial.

As opções mais tradicionais de mídias pagas são Facebook Ads, campanhas patrocinadas no Instagram, além de tráfego pago em mecanismos de busca, como Google e Bing.

Isso permite aumentar a visibilidade de sua marca, aumentar o tráfego do site, aumentar vendas.

No entanto, a principal vantagem é que por meio dos algoritmos, a inteligência artificial destina as propagandas às pessoas com maior potencial de engajamento no seu negócio.

Isso é determinado de acordo com o padrão de comportamento e interesses manifestados nas redes sociais, por exemplo.

Por exemplo, pessoas que se interessam por carros, peças automotivas e produtos do segmento normalmente recebem propagandas dessa área, pois as chances de concretizar o acesso ou até mesmo uma venda são maiores.

3.    Fornecedores diversos

O ideal é sempre manter mais de um fornecedor. Isso porque, havendo problemas ou atrasos com um, você pode recorrer aos outros.

Isso é especialmente importante no momento de instabilidade em que vivemos. Dessa forma, depender de apenas um fornecedor pode ser muito perigoso.

Quando o fornecedor principal tenha algum imprevisto, alteração na logística ou na operacionalidade, é fundamental que você não fique na mão, pois, isso pode acabar prejudicando as suas vendas, os seus clientes e sua reputação.

Sendo assim, sempre mantenha um leque aberto de fornecedores que você já conhece a reputação, seja por trabalhos anteriores ou por indicação de terceiros.

4.    Uma boa gestão financeira impulsiona resultados

´Qualquer negócio que se pretenda lucrativo exige uma boa gestão financeira, e com e-commerce não é diferente.

Esse procedimento envolve planejamento, estratégias, análise de riscos, de lucros e possíveis ações para melhorar a saúde econômica e ampliar os lucros.

Nesse sentido, as principais frentes estratégicas envolvem gestão de caixa, gestão de investimentos e gestão de crises. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

O que é gestão de caixa e como aplicar?

A gestão de caixa é o nome que se dá às estratégias de administração dos recursos da empresa.

Ao determinar a fatia da arrecadação que será destinada a pagamento de custos operacionais da empresa; a parcela que irá para reposição de estoque; enfim, cada decisão que envolve o uso dos recursos financeiros da empresa, seja para fins de capital de giro ou não, enquadra-se na gestão de caixa.

Nesse caso, o controle leva em conta a data de movimentação dos recursos e manter o controle dessa gestão é fundamental para que o gestor e o setor incumbido não tenham uma visão distorcida a respeito da real situação financeira da empresa.

Gestão de investimentos

Quando a empresa alcança um certo patamar de lucratividade, mantendo o fluxo de caixa saudável, é hora de pensar em investimentos.

Isso porque, ao investir de forma estratégica e ponderada, é possível fazer a empresa crescer muito mais, arrecadando muito mais fundos, com pouco ou nenhum esforço.

Dessa forma, caberá à gestão financeira avaliar se o investimento pretendido é viável, se trará uma boa rentabilidade à empresa, além de avaliar liquidez, taxas administrativas, dentre outros fatores.

Para isso, é fundamental que o profissional responsável conheça detalhadamente a saúde financeira da empresa.

Também é necessário que conheça a respeito de investimentos para poder fazer decisões mais assertivas e rentáveis.

Como utilizar gestão de crises na empresa?

Toda empresa deve ter em mente que dominar a gestão de crises é fundamental.

É claro que nenhum gestor espera recorrer a ela, mas, se necessário, é importante dominar a respeito para minimizar os danos à instituição.

Esse é uma subárea da gestão financeira e envolve um olhar analítico sobre as contas, aas entradas e saídas, os recursos disponíveis, linhas de crédito disponíveis, dentre outros aspectos que envolver a parte econômica da empresa.

A partir dessa análise, caberá ao profissional traçar as melhores estratégias para driblar o período de crise e retomar o crescimento.

5.    Mantenha a contabilidade em dia

Uma boa empresa de contabilidade faz toda diferença para impulsionar um negócio, mesmo e-commerce.

Isso porque, com os serviços contábeis, sua empresa passa por uma fina análise tributária, de forma que o profissional irá identificar os regimes tributários e traçar estratégias – legais – que ajudem a diminuir a carga tributária, ou seja, os temidos impostos.

É claro que, ao manter os impostos em dia, evita-se que você pague multas – que, muitas vezes, podem comprometer a saúde financeira do negócio.

Além disso, com uma boa assessoria contábil, a gestão torna-se muito mais eficiente, de forma que o gestor pode se valer de recursos que então podiam nem cogitar a existência.

A K.A. Serviços Contábeis atua em Salvador há mais de 14, dispondo de profissionais sempre atualizados e prontos para atender às mais diversas demandas com transparência e eficiência.

No entanto, estendemos nossos serviços a diversos lugares do Brasil.

Alguns dos serviços que prestamos são: abertura de empresa – descomplicada e em pouco tempo, toda a burocracia fica por nossa conta –; departamento fiscal; departamento pessoal; departamento contábil, dentre outras inúmeras áreas.

Com nossa expertise, será um prazer ajudar a alavancar seu e-commerce e ver os seus lucros crescerem vertiginosamente.

6.    Ofereça uma boa experiência aos usuários

Ao falar em e-commerce, é inevitável falar em experiência.

Alguns pontos precisam ser levados em consideração para refletirem boas projeções de vendas.

Por exemplo, sites com lentidão, com muitas cores contrastantes e gritantes, layout desorganizado, produtos sem descrição, todos esses pontos prejudicam a experiência do consumidor.

Para tanto, é sempre necessário buscar o olhar dele, e então ajustar os aspectos visuais e garantir uma boa usabilidade do e-commerce.

Além disso, para uma boa performance no mundo digital, é necessário antever as necessidades do potencial cliente para poder suprir, principalmente em períodos de pandemia.

Uma forma eficiente de se fazer isso, é definindo a persona, ou seja, o consumidor padrão do seu negócio, com características pontuais, que representam o público-alvo que consome seus serviços ou produtos.

Além disso, é imprescindível garantir que seu negócio ofereça razoáveis políticas de troca e devolução, prazos de entrega, curto tempo de resposta, bom atendimento pós-venda e diversas opções de pagamento.

7.    Recorrendo a linhas de crédito

Se você está começando ou se vem passando por um período de baixa nas vendas, pode ser uma boa opção recorrer a linhas de créditos para atender às demandas do seu e-commerce.

Na pandemia, o Governo passou a liberar linhas de créditos com baixíssimas taxas de juros, com o objetivo de incentivar a retomada de crescimento das empresas.

Dessa forma, pode ser uma boa opção analisar as possibilidades de empréstimo para aquisição de capital de giro, para quitar dívidas com fornecedores ou outras demandas.

No entanto, é imprescindível manter uma boa gestão financeira, garantindo que a nova dívida não vire uma bola de neve.

A partir de então, o gestor poderá traçar novas estratégias e destinar recursos a marketing, divulgação, ampliação de estoque, dentre tantas outras possibilidades.

8.    Adote programas de abandono de carrinho

De acordo com o Instituto Baymard, o abandono de carrinho chega a 68,06%, levando em consideração 28 estudos diferentes.

Imagine se você pudesse recuperar parte dessa receita perdida, quão maior poderia ser o lucro de sua empresa?

Existem softwares que permitem criar ofertas que são exibidas aos usuários quando eles movem o mouse para fora do seu site.

Dessa forma, abre-se uma nova aba, de forma que você pode incentivá-los com um pequeno desconto ou frete grátis se eles ficarem e finalizarem a compra, por exemplo.

Para abandono do carrinho, você também pode usar a ferramenta de automação de e-mail.

Dessa forma, é possível criar fluxos de trabalho de automação de marketing específicos para carrinho, navegação ou abandono de produto.

Se você pudesse reconquistar apenas 10% das pessoas que abandonaram seu carrinho com um pequeno desconto, quanto isso valeria para sua empresa?

Se as vendas estão começando a desacelerar ou ficar estagnadas, é hora de você descobrir algumas maneiras novas e criativas de comercializar produtos e serviços em seu site de comércio eletrônico.

Outras dicas para aumentar as vendas de seu e-commerce

Além de buscar encontrar novos clientes, concentre seus esforços de marketing na base de clientes existente.

Certifique-se de que seu site seja seguro para que os clientes se sintam confortáveis ​​ao inserir suas informações pessoais e também os números de cartão de crédito.

Outro recurso que vem sendo muito incorporado, é usar vídeos para proporcionar uma melhor exibição do produto.

Além disso, oferecer muitas promoções e publicidade em épocas especiais do ano, como feriados, pode ajudar a aumentar as vendas.

Um outro gatilho que impulsiona as compras, é criar um senso de urgência para estimular os clientes a fazer uma compra por impulso, com cronômetros no site apontando o término do desconto ou do frete grátis, por exemplo.

Por fim, não se esqueça dos usuários de celular. No mínimo, seu site precisa ser otimizado para dispositivos móveis.

No entanto, se você quiser aprimorar a experiência ainda mais, considere desenvolver um aplicativo móvel.

Essas dicas o ajudarão a aumentar as vendas em seu site e seus lucros crescerão exponencialmente.

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