Se a sua empresa não realizava uma boa gestão do fluxo de caixa, antes de ser atingida por essa crise atual, é bem provável que ela esteja encontrando problemas financeiros difíceis de solucionar.
Porém, ainda que não tenha havido esse anterior preparo, é possível começar agora a gerir o fluxo de caixa do negócio, minimizar os impactos negativos e até mesmo voltar a trabalhar no positivo.
Neste artigo, nós vamos mostrar porque a gestão desse fluxo é tão importante e quais ações podem ser tomadas para enfrentar a crise. Confira!
O que é gestão de fluxo de caixa?
O Fluxo de Caixa pode ser descrito simplesmente como as movimentações de dinheiro do negócio, as entradas e saídas financeiras, o balanço de tudo o que é pago e tudo o que se recebe.
A gestão do fluxo de caixa, que pode ser chamada de controle de fluxo de caixa, no entanto, não é algo tão simples assim. Ela é, resumidamente, uma ferramenta contábil utilizada para o acompanhamento, o controle e também o direcionamento do fluxo de caixa.
Uma correta gestão do fluxo de caixa começa com a política de registrar quaisquer entradas e saídas, por menores e insignificantes que pareçam. Sem o registro fiel das movimentações financeiras é impossível a tarefa da gestão do caixa.
A gestão de fluxo de caixa tem como principal objetivo analisar a situação da empresa e determinar ações a serem tomadas para a sua sobrevivência e para o planejamento das finanças no futuro.
A importância do fluxo de caixa durante a crise
A empresa que já faz a gestão de seu fluxo de caixa, tem em mãos, assim que atingida por uma crise, um mapeamento perfeito da situação financeira em que se encontra.
Dessa forma, ela pode, de imediato, tomar decisões para se adaptar e sobreviver à crise. Em contrapartida, a empresa que não controla o seu fluxo de caixa de forma satisfatória, pode demorar um tempo enorme para compreender os impactos que serão causados, perdendo tempo e recursos que podem ser fatais.
É no fluxo de caixa que estão as respostas para a saída da crise, e a ferramenta para obter tais respostas é o controle ou gestão desse fluxo.
Precisarei cortar despesas? Abrir mão de funcionários, obter empréstimos? Que tipo de atitudes são realmente eficazes e preciso tomar para enfrentar a crise?
A empresa que realiza a gestão do fluxo de caixa tem todas essas respostas prontamente disponíveis, ao ser atingida por uma crise.
Os problemas de caixa durante a crise e como contorna-los
Salvo raras exceções, a grande maioria dos negócios, ao início da crise, começou a ver o faturamento encolher e as despesas se acumularem, sem que houvesse um horizonte de perspectiva para solucionar esse quadro.
Veja como é possível contornar ou minimizar o seu problema de caixa durante a crise:
Cortar gastos discricionários
É possível deixar definidos alguns gastos, que podem ser cortados sem que afetem a atividade da empresa. Um exemplo de gasto discricionário são os brindes que uma empresa costuma dar.
Transformar custos fixos em variáveis
Parte do que a sua empresa paga todos os meses pode não ser uma despesa realmente necessária de forma constante. Avalie fria e cautelosamente aquelas que podem ser, no momento, deixadas de lado.
Férias coletivas em lugar de demissões
Demitir funcionários pode ser, aparentemente, uma forma imediata de lidar com o baixo faturamento. Porém, é necessário avaliar se logo à frente haverá a necessidade de recontratação desses cargos, pois dessa forma a sua empresa terá, em um curto período de tempo, os custos com as demissões e com as novas contratações.
Dando férias coletivas você economiza com os custos de manter o funcionário trabalhando, o mantém no quadro para após a crise, evita as despesas com a demissão e ainda lida de forma mais assertiva com o fator humano.
Negociação de dívidas e prazos com fornecedores
Em épocas como essa, tudo é negociável. Da mesma forma que você está com dificuldades com o caixa da empresa, o seu fornecedor também vai estar. E pode, portanto, estar mais disposto a aceitar uma negociação.
Da mesma forma, é possível renegociar com o banco. Apenas verifique se as condições de renegociação de suas dívidas não deixarão a empresa em apuros em um futuro próximo.
Renegociar não soluciona o seu problema de caixa, mas pode dar um fôlego a mais até o fim da crise.
Procure novos mercados
As empresas têm buscado os negócios através da internet como forma de minimizar os impactos da crise. Muitas delas não tinham nenhuma presença no meio online, acomodadas, de certa forma, com seu fluxo de caixa habitual.
A crise pode ser a hora de rever onde a empresa pode e não estava atuando. Existem muitas soluções que abrem portas para novos mercados e não precisam de investimentos significativos, que seriam inviáveis em um momento como agora.
Obtenha o controle do fluxo de caixa!
Como você deve ter percebido ao longo desse artigo, as empresas melhores preparadas para o enfrentamento da crise são aquelas que já realizavam um gerenciamento do fluxo de caixa.
Deixe essa tarefa para o pessoal especializado da KA Soluções Contábeis!
Assim, o seu negócio poderá sobreviver a essa crise e se tornar preparado para eventuais mudanças, como essa, no futuro.