A Importância do Planejamento Financeiro para sua empresa

O volume de novos negócios que não sobrevivem, que não ultrapassam a marca de seus primeiros cinco anos de existência, é muito grande. E isso é devido, na grande maioria dos casos, a falta de um Planejamento Financeiro Empresarial.

Mas o que é, qual a importância e como se faz um planejamento financeiro na sua empresa?

É justamente sobre esse assunto tão importante aos negócios, que nós iremos falar ao longo desse artigo.

O que é Planejamento Financeiro?

O Planejamento Financeiro Empresarial é um conjunto de ações que visam avaliar, gerenciar e projetar os recursos financeiros de um negócio, com vistas a sua sustentabilidade e melhores resultados. Com ele, é possível determinar e prever as despesas, lucros e investimentos possíveis para o futuro.

Para se ter uma ideia mais simples e clara, imagine as suas finanças pessoais. Você sabe o seu ganho mensal, seus gastos fixos como o aluguel e a conta de luz, as prestações que tem para pagar. Com isso, você sabe se é possível, por exemplo, comprar uma nova TV à prestação, ou em quanto tempo você consegue guardar dinheiro para uma viagem.

Na sua empresa, você poderá prever se pode realizar os investimentos que precisa ao longo do tempo e até mesmo se é necessário um reajuste nos valores de seus produtos ou serviços.

Porque é tão importante planejar as finanças da empresa?

Tocar o seu negócio sem a devida atenção a esse aspecto fundamental é trabalhar no escuro, deixar que o acaso defina para onde está indo o negócio e abrir mão do controle da empresa.
Você provavelmente tem metas, ou ao menos desejos a respeito de como gostaria de ver o seu negócio no futuro, seja para os próximos anos ou mesmo nos meses seguintes, não é verdade?
Pois tenha em mente que essas metas só se tornarão realidade se você tomar as rédeas do futuro do seu negócio. E isso é possível apenas se houver um controle e uma previsão de suas finanças.

Os riscos que a sua empresa corre

Sem o planejamento financeiro, a sua empresa pode estar dando prejuízo sem que você nem mesmo desconfie. As suas movimentações atuais podem estar levando a uma crise futura sem que você tenha acesso ao conhecimento desse fato. Veja alguns riscos a que um negócio está exposto sem planejar suas finanças:

  • O negócio pode não estar dando lucro;
  • Os seus preços podem estar baixos demais;
  • Suas despesas mensais podem estar acima do faturamento;
  • Você não terá controle do dinheiro que entra e sai;
  • Você não terá o controle do seu estoque;
  • O futuro do negócio será incerto.

Como fazer o Planejamento Financeiro da empresa?

O primeiro passo para planejar as finanças da empresa é compreender a sua situação atual, ou seja, como ela funciona, o quanto se gasta e o quanto se fatura.

A partir desse primeiro passo, é possível avaliar se essas contas batem e, caso contrário, definir planos e estratégias para balancear faturamento e despesa. Se essa avaliação verificar que há uma sobra mensal nesse faturamento, você poderá definir como ela será investida no futuro.

Com esse cenário bem delineado, a sua empresa poderá começar a traças metas para os próximos meses e até mesmo para os próximos anos, com os respectivos planos de ação para alcançar essas metas.

A sua empresa não está sozinha!

O planejamento financeiro é como um manual ou um mapa da situação atual da sua empresa, que pode ajudar em previsões futuras.

Nós mencionamos, na introdução, a quantidade de novos negócios que não sobrevivem devido à falta desse planejamento, mas ainda há um enorme número que acaba não sobrevivendo devido a um planejamento mal executado.

Por isso, é fundamental que você conte com profissionais especializados, como tem a KA Serviços Contábeis. Conte com eles para realizar o seu Planejamento Financeiro Empresarial e dar a sua empresa uma melhor perspectiva para o futuro!

× Precisa de ajuda? Clique aqui