Você certamente já deve ter ouvido falar em feedback, mas você sabia que ele é uma poderosa ferramenta de gestão que pode ser aplicada no melhor desenvolvimento da sua equipe?
Neste artigo, nós veremos o que é, qual a importância e como o feedback deve ser aplicado.
O que é o feedback em uma empresa?
O Feedback é uma das mais importantes ferramentas utilizadas como forma de medir o desempenho e aprimorar a performance de colaboradores e da equipe como um todo.
Ele tem o potencial de identificar qualidades e deficiências, proporcionando o conhecimento necessário para a promoção de mudanças significativas, que podem afetar o desempenho da organização como um todo e também de cada indivíduo em particular.
A aplicação dessa ferramenta pode ser erroneamente interpretada como o famoso puxão de orelha ou bronca no subordinado. Porém, a aplicação correta do feedback, que vamos ver com mais detalhes logo adiante, deve ser simplesmente como uma ferramenta de comunicação e melhoria, que funciona em todas as direções da hierarquia em uma organização.
O feedback nada mais é do que uma avaliação, um retorno construtivo sobre a execução de determinada tarefa, processo ou mesmo do comportamento de um integrante da equipe. É uma troca de informações que pode ser útil, tanto para corrigir deficiências, quanto para a motivação dos colaboradores.
E o feedback do cliente?
É importante diferenciar a prática da aplicação do feedback dentro da empresa, entre membros de uma equipe, de outra prática, também de suma importância, que é de ouvir o feedback que vem de fora da empresa, ou seja do cliente ou consumidor.
Esse tipo de feedback é uma visão externa, de quem não participa diretamente dos processos da organização e tem uma visão do produto final, do serviço prestado ou do atendimento da empresa. Aqui, estamos abordando apenas o feedback que é aplicado internamente, entre os membros de uma equipe que conhecem, vivenciam e participam do funcionamento da empresa.
A correta aplicação do feedback
Quando falamos em aplicação do feedback no desenvolvimento de uma equipe, não estamos falando de opiniões indiscriminadas, emitidas a qualquer hora e sem nenhum critério. Isso certamente não traria um ambiente propício ao crescimento.
A aplicação do feedback na equipe deve ser feita cuidadosamente e obedecer a critérios, como um momento ou forma específica de coletar essas avaliações. Pode ser feito, por exemplo, em uma reunião específica para essa finalidade, ou durante alguma outra atividade programada.
É o momento em que a equipe estará preparada para emitir seus pareceres a respeito do desenvolvimento e do desempenho dos companheiros de trabalho.
Ao invés de utilizar um momento específico, na presença de todos os colaboradores, pode haver a necessidade de um feedback individual em momento oportuno, que deve ser cuidadosamente avaliado.
O feedback deve ser sempre construtivo
É possível ser construtivo, mesmo que seu feedback a respeito de um colaborador ou de uma tarefa que ele esteja desempenhando seja negativo. Para isso, é necessário que a sua avaliação negativa seja acompanhada de soluções e do estímulo para buscar melhores resultados.
Alguns outros requisitos para um feedback construtivo são:
- Seja específico com relação ao problema;
- Evite juízo de valor, seja imparcial;
- O objetivo deve ser o benefício de quem ouve;
- Não é um momento para extravasar mágoa ou decepção.
Não esqueça do feedback positivo
Essa ferramenta não serve apenas para a sinalização de pontos negativos, mas também, como já dissemos, para reforçar o que está sendo bem executado, como forma de estímulo e motivação, tanto de quem recebe o feedback positivo como daqueles que estão à volta.
Isso é importante para criar e cultivar a cultura do feedback na empresa. Para que os próprios colaboradores vejam o feedback como algo positivo e o busquem, visando melhorar os seus resultados.
Feedback positivo ou negativo podem ser chamados também, respectivamente, de feedback de validação e feedback de correção.
As vantagens e a importância do feedback
A aplicação do feedback em uma empresa tem o poder de moldar o desempenho de suas equipes antes que os problemas surgidos possam acumular e causar prejuízos maiores. Esses problemas podem ser de baixo desempenho ou mesmo no relacionamento entre os colaboradores.
O feedback pode nortear o desenvolvimento da equipe ao longo do tempo, de acordo com que surjam os problemas ou que soluções positivas possam ser identificadas.
Vamos lembrar algumas vantagens da aplicação do feedback em uma empresa, que são:
- Melhorar o desempenho da equipe;
- Melhorar o desempenho individual;
- Melhorar o desempenho da empresa como um todo;
- Identificar precisamente as qualidades e os problemas;
- Estimular o crescimento profissional;
- Promover a sensação de pertencimento;
- Promover uma busca constante pelo aprimoramento;
- Desenvolver constantemente o aprendizado;
- Motivar o indivíduo e a equipe.
A aplicação do feedback no desenvolvimento de sua equipe pode ser uma das mais poderosas ferramentas à disposição de sua empresa, para melhorar a performance de seus colaboradores e os resultados do seu negócio como um todo.
Não deixe de promover a cultura do feedback em sua organização!