7 Dicas para montar seu negócio próprio

Abrir seu próprio negócio e trabalhar como micro ou pequena empresa é o sonho de muitos empreendedores, MEIs, quem já possui um produto ou serviço, ou até mesmo aqueles que tenham uma ideia para um novo negócio.

Ter uma boa ideia, um bom produto ou serviço, é essencial, mas não é tudo!

Muitos novos negócios acabam fechando, após alguns meses ou anos, não pela qualidade do produto ou de um serviço bem prestado, mas por falta de planejamento.

O erro de muitos empreendedores é não dar a devida importância às áreas fiscal e contábil de seus novos negócios. E é por isso que, nesse artigo, daremos importantes dicas a respeito do que você precisa considerar na hora de montar seu negócio próprio.

Planejamento financeiro:
Quanto é necessário investir?

O caminho desde a abertura até o estabelecimento de um negócio lucrativo e sustentável não é nada fácil.

Infelizmente, não basta fazer os cálculos do quanto é necessário para o negócio começar a funcionar, pois é praticamente impossível que ele sobreviva nos primeiros meses apenas com o seu próprio faturamento.

É preciso também calcular um montante que seja suficiente para cobrir a diferença das despesas, antes que se consiga atingir o lucro necessário ou desejado, além de despesas imprevistas, que sempre acontecem. Então:

CAPITAL INICIAL

Investimento inicial, suficiente para que o negócio exista e comece a funcionar.

CAPITAL DE GIRO

Investimento necessário para cobrir despesas e imprevistos depois da abertura e até que se estabeleça o faturamento ideal. Embora muitos pensem que um pequeno negócio não precisa de tanto planejamento, infelizmente esse é um dos maiores motivos da não sobrevivência de muitos deles.

Não misture as contas!

Outro erro dos novos empreendedores é não separar as contas pessoais das contas da empresa, ou realizar todo tipo de investimento e empréstimos para a empresa com as finanças pessoais.

Além de prejudicar imensamente o controle financeiro das duas partes, ainda pode acabar causando problemas com a Receita Federal. É necessário ter uma conta bancária apenas para as movimentações da empresa, enquanto a sua conta de pessoa física fica destinada apenas para a sua despesa pessoal.

O caixa de uma empresa nunca pode ser utilizado como um cofrinho pessoal, de onde se pode retirar dinheiro a qualquer hora. Esse tipo de atitude faz com que seja muito difícil determinar a real situação financeira do seu negócio e planejar seu crescimento para o futuro.

Quais impostos preciso pagar?

Você precisará também de ajuda na decisão de que enquadramento tributário é melhor para o seu caso, ou seja, que tipos de impostos você irá pagar. Essa escolha pode influenciar a saúde financeira do negócio. Os mais comuns entre pequenos negócios são:

  • MEI (MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL) Os microempreendedores individuais podem ser pessoas que desenvolvem uma atividade e faturam até 60 mil reais por ano. Ficam isentos de 5 tributos federais, mas não pode haver sócios.
  • SIMPLES NACIONAL É necessário ser micro ou pequena empresa que fature até 4,8 milhões anuais. O Simples Nacional unifica todos os impostos. É possível ter CNPJ e seus benefícios.

Saiba o preço correto para lucrar

É importantíssimo também, que você possa avaliar corretamente o quanto cobrar. O preço de qualquer produto ou serviço não se adivinha, nem se utiliza o preço do concorrente como única base. Para que o seu negócio consiga lucrar e ainda ter um preço competitivo no mercado, é necessário avaliar alguns pontos que são características individuais de cada empreendimento, como:

  • Custos operacionais
  • Gastos com fornecedores
  • Valores dos impostos
  • Juros e taxas
  • Custos de marketing

Esses, entre outros, serão cálculos a se fazer na hora de determinar qual será o valor de um produto ou serviço, que seja o suficiente para cobrir as despesas e gerar lucro.

Organize-se!

Sem organização, nenhum negócio prospera. Manter as contas separadas como abordamos em um tópico anterior é o primeiro passo. Alguns outros itens essenciais para um bom desempenho e funcionamento são:

  • Espaço de trabalho otimizado.
  • Documentação organizada e de fácil acesso.
  • Gerenciamento de notas fiscais e pagamentos.
  • Migrar o que for possível para o ambiente digital.
  • Mantenha a área de trabalho do computador e e-mail organizados.
  • Planeje tudo com antecedência.
  • Conte com a ajuda de outros profissionais.

Conte também com a tecnologia

A tecnologia vai ajudar imensamente na organização do seu negócio, mas também é uma dica a parte, pois pode te ajudar em todas as áreas do negócio.

  • Como você se comunica com seus colaboradores?
  • Como se comunica com fornecedores?
  • E como se comunica com seus clientes?
  • Seus processos ainda são manuais?
  • Você ainda faz todas as contas com a ajuda de uma calculadora?
  • Seu estoque precisa de contagem frequente?

Essas são apenas algumas perguntas a respeito do que softwares, sistemas e aplicativos dos mais variados tipos podem fazer pela sua empresa, reduzindo as margens de erro, tempo e mão de obra necessários.

Mas não se engane! Um sistema de gestão é fundamental, mas ele não fará todo o trabalho sozinho. Você precisará de ajuda especializada.

Obtenha a ajuda necessária

O sucesso de todo empreendimento depende, em grande parte, do nível de organização e da qualidade dos colaboradores que estarão ao seu lado.

Hoje em dia, existem inúmeros softwares e sistemas online que podem ajudar e muito a organizar as finanças, o estoque e todas as outras áreas de um negócio, mas embora possa parecer econômico e tentador, não dá para lidar com tudo sozinho. Assim, você estará sujeito a erros e enganos que podem acabar custando caro.

A Contabilidade não se extinguiu com o advento da internet e com as novas tecnologias.

Isso significa que contadores ainda possuem um conhecimento que é imprescindível para organizar a vida financeira de seu novo negócio. O tipo de conhecimento que tem a KA Serviços Contábeis.

Conte com ajuda especializada desde o início e tenha uma verdadeira chance de montar o seu negócio e vê-lo crescer por muitos e muitos anos!

Por: KA Serviços Contábeis

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